Controle Agora

benchmarking

Benchmarking: como posicionar sua empresa no mercado

As empresas precisam sempre buscar e aprimorar suas estratégias, conceitos e processos com objetivo de conseguir um bom posicionamento no mercado. O benchmarking é o grande aliado nessa jornada. A Controle Agora produziu um artigo para ajudar a compreensão desse conceito.

Benchmarking: como funciona?

O benchmarking possui como objetivo pesquisar e analisar as estratégias, produtos e serviços de concorrentes. O conceito tem como ideia principal se basear no que está sendo produzido por outras empresas a fim de identificar o que pode ser melhorado no seu negócio.

A utilização do benchmarking possui ótimos pontos positivos, podemos citar: alinhamento de processos, descobertas de tendências, mais conhecimento sobre a área de atuação e uma ótima visão de futuro.

Essa técnica é fundamental para conseguir posicionar sua empresa no mercado de forma correta e certeira. Existem quatro princípios básicos que devem ser observados para a realização do benchmarking: reciprocidade entre as empresas, respeitar as diferenças de culturas de cada uma, medição dos indicadores e ser verdadeiro ao fornecer dados.

 As cinco etapas do processo

Existem cinco fases para a utilização correta dessa técnica. A Controle Agora preparou um passo a passo de como executar da melhor maneira.

  • Planejamento

Antes de analisar fora, é necessário perceber o que está sendo feito dentro da sua empresa. Somente assim, conseguirá descobrir quais são os pontos a melhorar.

  • Levantamento de dados

Nessa etapa é recomendado definir quais ferramentas e técnicas vão ser utilizadas para buscar por novos dados. Uma dica é produzir um cronograma e segui-lo corretamente.

  • Analisar

É o momento de colocar lado a lado os dados sobre a sua empresa e seus concorrentes. Analisar quais pontos podem ser aperfeiçoados e quais são as novas metas a serem estabelecidas.

  • Ajustes

Essa fase é a junção de todas as anteriores, pois é aqui que começa se planejar a partir dos dados colhidos e de suas análises.

  • Concretização

Última etapa é implementar tudo que foi pensado e sempre monitorar como está sendo executado.

Observar as outras empresas concorrentes não é copiar o que elas estão fazendo, e sim conseguir avaliar o seu próprio negócio. Autocrítica, determinação e empenho são fundamentais para melhorar o posicionamento da sua empresa!

A Controle Agora é especializada em assessoria e gestão contábil, Nós buscamos sempre a melhor solução para você e seu negócio. Fale com um de nossos especialistas e saiba como otimizar seus processos de contabilidade. 

Compartilhe:

Últimas notícias

Assine nossa newsletter!