Controle Agora

Como precificar um serviço?

Conheça as variáveis envolvidas no cálculo dos preços

Uma das dúvidas mais comuns do empreendedor é como fazer a precificação de seus produtos ou serviços. A definição do preço daquilo que será oferecido ao mercado envolve diversas variáveis. Por isso, é importante dar atenção bastante especial a este tema.

O que é precificação?

Precificar é definir um valor quantificável para venda de um produto ou serviço. Importante considerar que o preço não é um elemento estático e pode ser influenciado por vários fatores micro e macroambientais.

Por exemplo: digamos que você abriu uma pequena loja de roupas. Você começa oferecendo um vestido de algodão básico por 60 Reais. Após 3 meses, o valor do tecido do vestido sofreu um acréscimo. Você, provavelmente, terá de reajustar o preço dele.

A partir de um determinado momento, a procura pelo vestido cresce e você consegue um valor melhor de atacado com seu fornecedor, podendo fazer um decréscimo do preço ao consumidor final. De forma simples, pode-se ver como o preço de um bem ou serviço é influenciado de inúmeras formas.

Os fatores mais comuns de influência em preços são: economia, concorrência, demanda, despesas fixas, insumos, percepção do cliente, fornecedores, intenção de lucro, impostos, logística, retorno sobre o investimento e muitos outros.

Qual a diferença entre Preço x Valor?

Um erro bastante comum é a confusão entre os significados das palavras “preço”e “valor”. É muito frequente que as pessoas utilizem os termos preço e valor como sinônimos. Entretanto, estes são conceitos diferentes.

O preço é o valor variável acordado em uma negociação, ou seja, o quanto será cobrado em um processo de troca entre empresa e cliente.

O valor é relacionado à percepção do mercado consumidor, ou seja, o quanto o consumidor está disposto a pagar por um produto ou serviço. Isso significa que o conceito de valor está também ligado à valia intangível de algo perante o público.

No valor são considerados aspectos como pós-vendas, suporte, valor agregado, confiança, ideologia, representatividade e outros.

O que são despesas fixas, despesas variáveis e margem de lucro?

Para desenvolver um processo de precificação é necessário considerar os custos de produção, mais a margem de lucro ou o retorno sobre investimento (ROI) desejado. Assim, será possível estabelecer um valor que cubra as despesas e assegure sua lucratividade.

Em suma, para calcular o preço de um produto ou serviço é importante levar em conta 3 fatores:

  • Despesas fixas: tudo que é gasto para manter a empresa em atividade, não considerando os custos de produção
  • Despesas variáveis: aquelas que irão oscilar conforme anda sua produção. Se você produz menos ou mais, isso definirá suas despesas variáveis.
  • Margem de lucro: aquilo que espera lucrar ao vender já descontadas suas despesas.

Qual a fórmula para precificar serviços?

Embora em casa caso incidam diferentes variáveis de precificação, algumas ações são, em geral, recomendadas ao decidir a precificação de um serviço, como:

  • Cálculo dos custos variáveis: Este tipo de despesa merece toda a sua atenção. Os custos variáveis são as principais razões da necessidade de reavaliar os preços com frequência.
  • Consideração do regime tributário: Atenção ao regime tributário que sua empresa está enquadrada. Ele pode ser um fator de grande influência na precificação. Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, cada um destes regimes têm tributações diferentes em relação ao PIS, COFINS e outros impostos. Consulte seu contador em relação ao melhor regime tributário. Certamente, esta é uma variável que pode trazer lucros maiores à sua operação.
  • Definição de uma margem de lucro: Não existe uma margem de lucro ideal, seja qual for o produto ou serviço oferecido. O importante é que você defina quanto se pretende ganhar para manter as contas da empresa no azul.

A fórmula mais comum para o cálculo do preço é:

Preço de venda = Custos variáveis / 1 – (Margem de contribuição + despesas variáveis / 100 )

Mas sempre considere as variáveis, pois os preços precisam, certamente, ser reavaliados ao longo do tempo.

Precisa organizar as finanças da sua empresa? Conheça os serviços de contabilidade e terceirização do departamento financeiro da Controle Agora.

Acesse nosso site. Com certeza, você vai encontrar uma solução eficiente e descomplicada que contém só aquilo que sua empresa, de qualquer porte, precisa.

Compartilhe:

Últimas notícias

Assine nossa newsletter!