Controle Agora

gestão financeira para freelancers

Gestão financeira para freelancers

Uma tarefa essencial para o profissional independente é manter suas contas em dia 

O profissional pode buscar um trabalho de freelancer por diversos motivos. Às vezes, como fonte de renda extra ou, até mesmo, principal. A questão de poder flexibilizar seus horários aliadas à liberdade e a possibilidade de trabalhar em casa são fatores muito atraentes. Mas, independente do motivo ou do trabalho a ser executado, uma coisa é fato: é extremamente necessária uma ótima gestão financeira para freelancers. 

Outro ponto interessante desta modalidade de trabalho é a possibilidade de você mesmo determinar o valor do seu produto ou serviço. Este é um assunto que normalmente gera questionamentos. Caso tenha alguma dúvida a respeito, você poderá ler em nosso blog um artigo especial sobre como precificar um serviço

Um inconveniente que pode estar presente na vida de um freelancer é a questão de não contar uma renda fixa, pois seus serviços costumam ser realizados sob demanda. Portanto o profissional terá meses melhores que os outros. Exatamente por isso, a Controle Agora selecionou algumas dicas de gestão financeira para Freelancers.

Calcule seu orçamento mensal 

Será muito habitual receber um salário maior em um mês e menor em outro. Dessa forma, é imprescindível você ter em mente quais são suas despesas mensais. Assim, será possível controlar os seus gastos.

Ao receber seu pagamento, é oportuno dividi-lo entre seus gastos fixos mensais (contas, mensalidades, assinaturas, alimentação, etc) e seus gastos pessoais (lazer, cultura e entretenimento). 

Faça uma reserva financeira

Reserve recursos para poder cobrir gastos inesperados ou equilibrar determinados meses em que você receberá uma quantia menor de remuneração.

Logo, é interessante você se educar financeiramente e determinar uma porcentagem de seus ganhos para reserva emergencial. Deste modo, você fica seguro em períodos em que tenha demandas inferiores à sua média.

Invista em você mesmo

Sendo um freelancer, você é sua própria ferramenta de trabalho. Então é muito interessante investir em você mesmo. Aprimore conhecimentos por meio de cursos, palestras ou em atividades que lhe tragam um maior bem-estar, tanto físico como mental.

Dessa maneira, você realiza suas tarefas de maneira produtiva, e principalmente com qualidade – tanto de entrega, como de vida. 

A gestão financeira para freelancers é fundamental para a saúde do seu empreendimento. Sabemos que não é uma tarefa fácil, para isso você poderá contar com diversas soluções que a Controle Agora oferece para pessoas jurídicas e PME. Entre em contato conosco e agende gratuitamente uma consultoria com nossos especialistas!  

 

Compartilhe:

Últimas notícias

Assine nossa newsletter!